×

Blog

Terapia Hormonal e Hipertensão Pós Menopausa

A terapia hormonal é restrita em mulheres com hipertensão, mesmo não sendo contraindicada, é associada a doenças que não são recomendadas.

A terapia hormonal pode ser mais restrita em mulheres com hipertensão, mesmo que não seja uma contraindicação, ela é associada a doenças que não seriam recomendadas.

A menopausa, traz modificações no corpo da mulher que podem favorecer a hipertensão e outros fatores de risco para a saúde do coração. As alterações dos hormônios podem afetar o funcionamento regular do coração, rigidez arterial, resistência à insulina, aumento de peso e entre outros problemas de saúde.

Mesmo a terapia hormonal da menopausa sendo mais eficiente para a prevenção de perda óssea e fraturas, outros efeitos, como à saúde cardíaca, estão relacionados. Os riscos e benefícios sempre dependem do tipo de hormônio prescrito, dose e duração, via de administração e o momento em que o tratamento foi iniciado.

O que os estudos dizem

Em estudos, quando se compara a pressão arterial com a terapia, em mulheres com e sem hipertensão, os resultados mostram que as que estão em uso tinham a média de pressão arterial mais baixa, em comparação a aquelas que nunca usaram.

As mulheres que iniciaram o tratamento com até 59 anos de idade e 10 anos após a menopausa, a duração da terapia foi de até 5 anos, independentemente da hipertensão. Ainda assim, a quantidade de mulheres hipertensas foi maior nas que começaram a terapia após os 60 anos de idade, 10 anos ou mais após a menopausa.

Nas mulheres com uso atual e que tinham hipertensão, o tipo de terapia hormonal mais comum consiste em fórmulas que combinam estrogênio-progestágeno seguidas de estrogênio. Já nas mulheres que não têm hipertensão, a tibolona também é usada com fórmulas que combinam estrogênio-progestágeno. Os diferentes tipos de terapia hormonal é mais comumente usada em mulheres sem hipertensão, quando comparamos às hipertensas.

Para resumir

A prescrição da terapia hormonal é restrita em mulheres com hipertensão, mesmo não sendo contraindicada, ela é associada a doenças que não são recomendadas.

O uso da terapia hormonal não tem relação direta à hipertensão. As mulheres em uso atual tiveram menores chances de ter hipertensão em comparação com as que usaram no passado e as que nunca usaram. Este tratamento não está relacionado à hipertensão, ainda mais em mulheres com menos de 60 anos de idade e com um estilo de vida saudável.


Adaptado de: ABC Cardiol