×

Sobre

A trajetória para cumprir missões

O Hospital São Raimundo foi fundado em 25 de janeiro de 1939 na Praça Castro Carreira, que hoje conhecemos por Praça da Estação. Com a evolução da tecnologia na medicina, mais soluções passaram a ser oferecidas, e as grandes cirurgias passaram a ser seguras e eficazes. Muitas delas, inclusive, foram realizadas pioneiramente no Ceará, na então Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, dentro de seu centro cirúrgico.

Em 1941, as freiras da Ordem das Filhas de Sant’Ana começaram a auxiliar na área de enfermagem do Hospital São Raimundo. Elas contribuíram para o bom atendimento e conforto dos pacientes e ajudaram nos serviços de apoio médico-cirúrgico.

Com a chegada de enfermeiras, as freiras cederam seu lugar em 1976, mas deixaram um sentimento religioso inegável, pois desde a sua fundação até o dia de hoje o Hospital conta com a Capela São Raimundo.

Em 1942, foi inaugurada a sede do Hospital na Aldeota e com ela, os médicos da casa agora tinham os melhores meios de cumprir a primeira missão do Hospital São Raimundo: curar!

O reconhecimento do bom trabalho

Com o passar dos anos, o Hospital São Raimundo se tornou referência no Ceará, e com o aumento na quantidade de pacientes surgiu a necessidade de maiores investimentos. Foi então que os jovens médicos Haroldo Juaçaba, Laffi Lobo e José Pontes Neto tornaram-se acionistas e passaram a participar da gestão do hospital.

Jovens profissionais tornaram-se conhecidos e renomados, praticando o que aprendiam dentro do centro cirúrgico, UTIs e alas de internamento. Isso só aconteceu com o apoio dos educadores e fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará: Drs. Juvenil Hortência, Haroldo Juaçaba e Pontes Neto, em 1948.

Na década de 60, a residência médica do São Raimundo foi inaugurada, e atuais grandes médicos frequentaram estes cursos de residência. Quando o Hospital São Raimundo alcançou a marca de 25 anos de Cirurgia Cardíaca, a equipe do Dr. Régis Jucá apresentou alto índice de cirurgias bem sucedidas. E assim o status de referência cardiológica no Ceará foi fortalecido.

O legado permanece

Muita história aconteceu do início até aqui, e o Hospital São Raimundo, com seus orgulhosos 83 anos, faz parte do legado de Fortaleza. Sua tradição e excelência se faz presente até hoje na atenção, cuidado e carinho que cada um do corpo médico tem com seus pacientes.