×

Blog

A importância da prevenção de doenças cardiovasculares para as mulheres

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade no Brasil, em mulheres e homens.

Alguns dos fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres, são: a hipertensão arterial, dietéticos, obesidade, aumento do colesterol e a glicemia de jejum elevada. A causa que aumentou no Brasil, foi o IMC alto, que levam à hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia, aumentando o risco para as mulheres. Os fatores de risco para AVC nas mulheres incluem: gravidez, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, uso de contracepção oral, uso de hormônios na menopausa, entre outros.

A taxa de casos de hipertensão no Brasil foi cerca de 23%, sendo maior no sexo feminino do que no masculino. A morte por doenças cardiovasculares relacionadas à hipertensão foi maior nas mulheres de 65 a 79 anos, e em homens de 50 a 79 anos.

Obesidade, padrão alimentar e sedentarismo são fatores conhecidos para diabetes tipo 2. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2014-2015, diz que no Brasil mostraram maior presença em mulheres com idade acima de 30 anos e com sobrepeso ou obesidade.

Por fim, é sempre muito importante incentivar o conhecimento sobre a importância da saúde cardiovascular ao longo da vida da mulher. Além disso, fazer exercícios físicos trazem diversos benefícios tanto para a saúde, quanto para a estética, mas para o sistema cardiovascular, são ainda maiores. Isso faz com que possamos compreender melhor as diferenças na saúde cardiovascular das mulheres para reduzir lacunas, e promover melhora na saúde das mulheres brasileiras.

Adaptado de: ABC Cardiol