×

Blog

A relação entre exercício físico e saúde cardíaca

Sabemos que os exercícios físicos trazem diversos benefícios tanto para a saúde em geral, quanto para a estética, mas os benefícios voltados ao sistema cardiovascular, são ainda maiores.

Existem diversos estudos científicos que comprovam o efeito positivo que a prática de exercícios físicos causa em nosso organismo, principalmente para o coração e o sistema cardiovascular.

Fazer atividades que tenham como foco especificamente exercícios aeróbicos, causam o que costumamos chamar de hipertrofia cardíaca fisiológica, o que significa que significa que o coração fica de fato mais forte e, no fim, melhora a função de todo o sistema cardiovascular.

Como um bônus, estas atividades além de trazerem benefícios para o coração e todo seu sistema, também impactam os vasos sanguíneos que causam um efeito chamado anti-aterogênico no coração, diminuindo a chance de causar obstrução no sangue que flui para o coração ou cérebro. Isso também ajuda a aumentar a taxa do bom colesterol que necessitamos em nosso corpo. Isso não é só benéfico para pessoas saudáveis, como inclusive para as que têm problemas cardiovasculares.

A doença de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) é causada por diversos fatores tanto genéticos, quanto de rotina. O alto consumo de sal, tabagismo, episódios de estresse e comportamento sedentário, são considerados fatores de risco que podem contribuir para um episódio de infarto. Isso só reforça que os exercícios físicos são essenciais para uma saúde plena.