×

Blog

Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

As arritmias cardíacas representam grande perigo à saúde da população em geral, portanto é importante o alerta sobre a prevenção destes problemas cardíacos. Por isso, o Ecocardiograma é um fundamental exame para a saúde cardíaca.

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.

Dentro das arritmias, existem as taquicardias, quando o ritmo é acelerado, e as bradicardias, quando a cadência é lenta. Ambas podem se agravar e levar o colapso do coração.

Portanto, neste quadro, é extremamente importante realizar uma investigação médica, pois compromete o bombeamento do sangue para o corpo, podendo levar em casos extremos à morte súbita.

Os sintomas mais comuns são queda de pressão, fadiga, falta de ar, desmaios, enjoos e palpitações no coração que duram de segundos a semanas. Vale ressaltar também que os fatores de riscos das arritmias cardíacas são vários como tabagismo, sedentarismo, apneia do sono, hipertensão, diabetes, estresse, obesidade e predisposição genética.

A importância do Eletrocardiograma (ECG)

O exame é feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica. É uma maneira indolor e não invasiva de ajudar a diagnosticar muitos problemas cardíacos comuns.

Além de ser um exame seguro e não invasivo, ele contribui na identificação de arritimia cardíaca, doenças valvárias e área eletricamente inativa.

O Eletrocardiograma é recomendado que seja feito anualmente por mulheres acima de 55 anos e por homens acima de 45. Em casos de pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, pode ser necessário que pessoas mais jovens também passem a realizar este exame anualmente.

No Centro de Cardiologia São Raimundo, realizamos teste ergométrico com os melhores médicos cardiologistas da cidade de Fortaleza. Para agendar sua consulta e exame, basta ligar para a Central de Marcação no telefone: (85) 3486-2700.

Adaptado de: Veja Saúde