×

Blog

Cuidados de saúde para as crianças no período das férias. 

Conheça alguns cuidados de saúde fundamentais para às crianças no período das férias.

Durante o período de férias escolares, as crianças costumam mudar a rotina: brincar mais, passear, viajar, e, consequentemente, acabam mais expostas a problemas de saúde. Preparamos um conteúdo com alguns cuidados de saúde importantes para serem redobrados neste período de folga dos pequenos. Confira as dicas. 

Visita ao médico.

Levar seu filho ou filha ao médico neste período, é fundamental, principalmente em casos de viagens com mudanças de temperatura climática. Realizar um check-up antes da viagem  é aconselhável para prevenir possíveis doenças. 

Manter a caderneta de vacinação da criança atualizada.

Manter a vacinação das crianças em dia é fundamental. Estas podem evitar a contaminação com doenças e muitas são obrigatórias antes de realizar uma viagem.

Proteção Solar

O público infantil no período das férias costuma estar mais exposto às brincadeiras ao ar livre, praias ou em piscinas, dessa forma, a exposição ao sol se torna maior, fato que deve ser visto com cautela para evitar uma possível insolação. Em geral, os protetores infantis costumam ter fator 30 ou superior e devem ser aplicados na sombra, cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol.

Se a criança estiver brincando fora da água, a reaplicação do protetor deve acontecer a cada 3 horas e quando a criança passa mais de 5 minutos na água, deve-se reaplicar em um espaço de tempo menor. É importante que o uso dos protetores solares sejam feitos com frequências, dando prioridade aos específicos para cada idade e que possuem proteção UVA e UVB. Além disso, o ideal é que a exposição direta ao sol aconteça antes das 10h da manhã e após às 16h da tarde. Nos períodos entre 10h da manhã e 16h da tarde, em especial entre o meio-dia e às 16h são períodos de maior incidência de radiação ultravioleta (UVB), responsável por queimaduras e modificações que podem levar até ao câncer de pele. A exposição solar das crianças nesses períodos do dia precisa ser evitada. 

Hidratação

Muitas vezes, as crianças não entendem ou se esquecem que precisam beber água, mas a ingestão de líquidos é fundamental para a manutenção e preservação da saúde dos pequenos.

Durante as brincadeiras ou passeios, principalmente em regiões quentes,  acontece a perda de líquidos, dos quais é preciso repor, caso contrário um quadro de desidratação pode acontecer, além do surgimento de doenças renais.

Os pais e responsáveis precisam oferecer com frequência para as crianças,  água e líquidos, desde que não sejam refrigerantes e outros líquidos processados. Os pais ou responsáveis precisam estar atentos a sinais de desidratação nas crianças. olhos secos, choro sem lágrimas, ausência de saliva embaixo da língua, lábios secos e xixi de cor amarelada podem ser alguns dos sintomas.

Nosso corpo de medicina pediátrica aconselha que crianças de 1 a 3 anos bebam entre quatro copos de água por dia, cerca de (200ml cada um). Já crianças de 4 a 8 anos bebam de cinco copos e, crianças de 9 a 13 anos, meninas devem beber 7 copos e os meninos 8 copos de água.

Alimentação das crianças nas férias 

As crianças precisam ter bons hábitos alimentares. Comidas processadas e fast foods em excesso, acabam colaborando para a obesidade infantil e normalizando rotinas alimentares prejudiciais que podem seguir até a vida adulta do indivíduo. Os pais e responsáveis dos pequenos precisam cuidar da alimentação deles também nas férias, optando sempre por variedade de alimentos, fazendo um mix entre fibras, proteínas e gorduras boas.

Incentivo a atividades físicas 

Estimule a prática de atividades físicas adequadas à idade das crianças. Brincadeiras ao ar livre, esportes, dança e caminhadas são ótimas opções para manter os pequenos ativos e saudáveis. Limite o tempo de tela e incentiva o movimento e a exploração do mundo ao redor.

Cuide da saúde do seu filho. Conte com o cuidado do centro de pediatria do Hospital São Raimundo . (85) 3286-2700

Fonte: Boa Consulta